Transporte público de Curitiba ganha 5 mil novos passageiros a cada R$0,10 de aumento na gasolina – Jornal de Colombo

Transporte público de Curitiba ganha 5 mil novos passageiros a cada R$0,10 de aumento na gasolina

Transporte público de Curitiba ganha 5 mil novos passageiros a cada R$0,10 de aumento na gasolina

Com o preço dos combustíveis nas alturas a cada semana, os motoristas estão buscando novas maneiras de economizar, e com isso muitos condutores tem deixado os seus veículos em casa e buscado alternativas de transporte. Diante disso, em um trabalho recente feito por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Universidade Federal

Com o preço dos combustíveis nas alturas a cada semana, os motoristas estão buscando novas maneiras de economizar, e com isso muitos condutores tem deixado os seus veículos em casa e buscado alternativas de transporte. Diante disso, em um trabalho recente feito por pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), tendo por base o BRT de Curitiba, apontou para um aumento de 5 mil passageiros no sistema de transporte a cada aumento de R$ 0,10 na gasolina.

De acordo com este estudo, a relação direta entre o aumento dos combustíveis é a causa direta deste crescimento da busca pelo transporte público. Todo o estudo foi publicado na revista ‘Sustainability’, referência internacional em pesquisas interdisciplinares sobre sustentabilidade ambiental, cultural, econômica e social, e teve o conteúdo replicado em reportagem da Agência Brasil.

Ainda segundo este estudo, em um deslocamento de 16 km (ida e volta) do bairro ao Centro de Curitiba com o carro mais econômico do mercado, o motorista gasta mais que o dobro do que se optasse pelo transporte público.

Para os 16 km (média percorrida em ida e volta pelos usuários dos BRTs na ligação bairro-Centro) com um veículo 1.0 flex seriam necessários R$ 540 mensais. Este valor leva em conta o gasto com gasolina (cerca de R$ 150 em 20 dias úteis), o IPVA mensal (R$ 140) e a mensalidade média de um estacionamento no Centro (R$ 250).

Já na opção pelo ônibus, com o pagamento de duas passagens diárias, o valor mensal chegaria a R$ 220, dispensados os custos com IPVA, estacionamento e gasolina. Nesse cálculo ainda não estão considerados seguro do carro, nem gastos com revisões, nem o investimento na compra do veículo.

“O transporte individual não é sustentável. É um processo cultural que tem que ser trabalhado”, afirma o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), Luiz Fernando Jamur.

Kainan
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