Programa de aprimoramento para professores da rede estadual oferta 2 mil vagas – Jornal de Colombo

Programa de aprimoramento para professores da rede estadual oferta 2 mil vagas

Programa de aprimoramento para professores da rede estadual oferta 2 mil vagas

Começam no dia 13 de junho as inscrições para o PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional, que tem 2 mil vagas destinadas a professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM) da rede estadual de ensino do Paraná. Podem se inscrever os profissionais que estejam no nível II, entre as classes 8 e 11. As inscrições

Começam no dia 13 de junho as inscrições para o PDE – Programa de Desenvolvimento Educacional, que tem 2 mil vagas destinadas a professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM) da rede estadual de ensino do Paraná. Podem se inscrever os profissionais que estejam no nível II, entre as classes 8 e 11. As inscrições são gratuitas e seguem até 1º de julho, por meio do portal educacao.pr.gov.br. Veja AQUI  o edital completo.

“Os profissionais da nossa rede poderão ganhar salários maiores, estudar mais e subir na sua carreira profissional. É uma excelente notícia”, diz o secretário da Educação do Paraná, Renato Feder. “São 2 mil vagas para o desenvolvimento da educação do nosso estado”.

Os candidatos passarão por um processo seletivo que compreende duas etapas: prova objetiva (que acontecerá em 31 de julho) e prova didática, que consiste no upload de um vídeo de sua autoria, entre os dias 5 e 12 de setembro. Os professores selecionados começarão as atividades do PDE no primeiro semestre de 2023 e deverão atuar durante os dois anos do programa como professores formadores.

As atividades de formação serão desenvolvidas a distância, exceto pela implementação do projeto de pesquisa. O candidato pode se inscrever em apenas uma disciplina ou área e não terá afastamento laboral.

As inscrições são tanto para os professores que atuam nas escolas como os que trabalham na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), no Núcleo Regional de Educação (NRE), nas entidades vinculadas (Fundepar, Paraná Esporte, Paranaeducação, Colégio Estadual do Paraná ou Conselho Estadual de Educação) ou na APP-Sindicato.

O professor que estiver no exercício de suas funções em outros órgãos deverá retornar às suas funções de docência na escola ou assumir função na Seed, APP-Sindicato, no NRE ou em uma das entidades vinculadas à Seed.

O profissional deverá aplicar seu projeto na escola em que é lotado ou onde estiver atuando. Já o servidor que trabalha na Seed ou no NRE poderá aplicar o projeto em seu próprio setor, desde que seja voltado à gestão ou à formação de professores, ou aplicá-lo na escola, fora do seu horário de trabalho, caso a proposta seja direcionada aos alunos.

Os servidores titulados que optarem pelo aproveitamento de titulação deverão participar do processo seletivo e, então, aguardar o encerramento da turma para progressão na carreira, sem precisar desenvolver um projeto — porém, desenvolverá atividades da Seed-PR quando convocado. Já aqueles que tiveram vagas resguardadas de outras turmas não participarão do processo de seleção, porém realizarão todas as atividades desta turma.

A aplicação da prova acontecerá nos municípios-sede dos Núcleos Regionais de Educação. Os locais de realização da prova serão divulgados em 25 de julho no site www.institutoconsulplan.org.br.

Kainan
EDITOR
PROFILE

Posts